Home Top Ad

Imagem: Internet Prefeito de Garanhuns havia criticado a peça, que tem a atriz transexual Renata Carvalho no papel de Jesus.

APÓS MUITA POLÊMICA GOVERNO RETIRA DO FIG (FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS) PEÇA COM JESUS TRAVESTI




Imagem: Internet
Prefeito de Garanhuns havia criticado a peça, que tem a atriz transexual Renata Carvalho no papel de Jesus.




Depois de muita polêmica, o Governo de Pernambuco decidiu, neste sábado (30), cancelar a apresentação da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu". A obra, que faz uma releitura atual de Jesus Cristo vivendo como travesti - vivida pela atriz transexual Renata Carvalho -, estava prevista para ser apresentada na Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em julho.

A decisão foi anunciada através de nota assinada pela Secretaria de Cultura do Estado, que alega, para o cancelamento, “possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres” que viabilizam o FIG. "O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito".

A nota também dá o tom político que teria permeado a polêmica. "O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio", diz a Secretaria de Cultura, finalizando o comunicado.

O cancelamento aconteceu após a polêmica que começou quando Izaías Régis, prefeito de Garanhuns, no Agreste, pediu a retirada da peça da programação do festival, que chega à 28ª edição e será realizado de 19 a 29 de julho. Diante da afirmação de que não haveria modificações, Régis declarou que não cederia o Centro Cultural de Garanhuns para o espetáculo. Em seguida, foi à imprensa defender sua posição, alegando que Garanhuns "é uma cidade cristã" e que a peça seria ofensiva a grupos religiosos. A confusão alcançou as redes sociais, dividindo opiniões.

Leia a íntegra da nota do Governo de Pernambuco


"NOTA

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, decidiu cancelar a apresentação "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018, diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito, estratégicas e nobres que o viabilizam. O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.

Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco."


Por; Folha Pe



Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga