Home Top Ad

Cápsula contendo material radioativo foi localizada em um ferro-velho; Prefeitura de Arapiraca voltou atrás e negou presença de césio-1...

NÃO CONTÉM CÉSIO-137 EM CÁPSULA DE MATERIAL RADIOATIVO ENCONTRADA EM ALAGOAS


Cápsula contendo material radioativo foi localizada em um ferro-velho; Prefeitura de Arapiraca voltou atrás e negou presença de césio-137 Foto: Reprodução/Prefeitura de Arapiraca
Uma cápsula de raio-X contendo material radioativo foi recolhida pela Vigilância Sanitária em um ferro-velho na cidade de Arapiraca, no interior de Alagoas, na tarde desta terça-feira.

 
Fechado e sem nenhum tipo de manipulação, o objeto foi localizado após uma denúncia anônima. Inicialmente, a Prefeitura da cidade informou que a cápsula continha césio-137, mesma substância presente na tragédia de Goiânia, em setembro de 1987, quando quatro pessoas morreram e mais de mil pessoas foram contaminadas pela substância radioativa.

Ainda de acordo com a prefeitura do município, o material apreendido passou por análise, onde foi constatado que não contém césio-137.

“Em se tratando de um tubo de raio-X, nos tranquilizamos e também a própria população. O material foi encontrado fechado, por isso não apresenta perigo. E, mesmo se tivesse sido aberto, não teria a proporção do césio-37. O risco de contaminação seria restrito para quem manipulasse o material”, explicou em nota o coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, Edilson Melo.

O objeto vai passar ainda por uma avaliação no Centro Regional de Ciências Nucleares, e enquanto isso, está armazenado em local seguro, aguardando o recolhimento adequado da empresa.

O proprietário do ferro-velho não informou à Vigilância Sanitária há quanto tempo o objeto estava no local, nem sua procedência.


Por: Extra.globo

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga