Home Top Ad

Se você já tomou uma   bolada naquela região enquanto jogava futebol, sabe o que é dor de verdade. Mas, acredite, muitos homens sent...

SAÚDE: DOR NOS TESTÍCULOS: DE ONDE VEM E QUE CUIDADOS VOCÊ DEVE TOMAR




Se você já tomou uma  bolada naquela região enquanto jogava futebol, sabe o que é dor de verdade. Mas, acredite, muitos homens sentem dores frequentes nos testículos - mesmo estando parados e bem longe dos gramados.


Na verdade, a dor é comum e rotineira, mas também pode ser um sintoma que auxilia no diagnóstico de graves doenças. Quem explica isso é o urologista Dr. Júlio José Geminiani, que nos apresentou algumas das causas e consequências de um problema que atinge muitos homens por aí.

Doeu, e agora?

O urologista explica que existem dois tipos de dor nos testículos, a crônica e a aguda. No primeiro caso, ela começa abruptamente e vai piorando, podendo aparecer sem causa aparente ou ligada a um trauma leve ou relação desprotegida. "Algumas vezes pode ser associada a febre e náuseas, sendo mais grave", explica Geminiani. "Se a dor for muito forte é importante procurar ajuda médica e evitar consequências mais sérias".

Já a dor testicular crônica é aquela que tem duração de vários dias, mas em intensidade menor do que a outra. Segundo o médico, ela pode estar associada a atividades físicas, posição ou esforço recente.

Por que dói?

Como o testículo é uma região muito sensível, pequenas lesões podem resultar em um grande desconforto. O médico explica que dores agudas podem ser causadas por infecções como caxumba, infecção urinária, orquite (testículo inflamado) e até mesmo câncer de testículo. A famosa torção de testículo (rotação espontânea dentro do escroto) também é uma causa e pode ocorrer em crianças e adultos.

“Esta dor pode se originar, além dos testículos, de outras estruturas também situadas dentro do escroto”, afirma Geminiani, que é especialista em Urologia Reconstrutiva. Pedra nos rins e hérnia inguinal também podem ser causas do incômodo. Em alguns casos, não é possível diagnosticar a origem da dor.

O que fazer

A torção é o caso que mais pede cuidado, devendo ser diagnosticada e tratada em um período de no máximo seis horas. Caso contrário, pode resultar em perda do testículo.

Infecções também são facilmente diagnosticadas e tratadas de forma rápida, diz o urologista. Para causas menos sérias, como pequenas lesões e acúmulo de líquido, é recomendável usar um suspensório para sustentação do escroto (sim, isso existe), gelo, banhos mornos, toalha enrolada abaixo do escroto ao dormir e medicação correta, receitada por um médico.

“Toda dor é sinal de algum problema no organismo e dores agudas devem servir de alerta para procurar ajuda médica o quanto antes”, conclui Geminiani.

Por: Nova Cruz Oficial

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga