Home Top Ad

ASH POLLARD/SHUTTERSTOCK Considerado por muitos como alternativa ao café para garantir pique e estímulos extras, o energético, ao cont...

DE ARRITMIA A EPILEPSIA: ESTUDO MOSTRA EFEITOS QUE ENERGÉTICO PODE CAUSAR NO CORPO

ASH POLLARD/SHUTTERSTOCK

Considerado por muitos como alternativa ao café para garantir pique e estímulos extras, o energético, ao contrário do que muita gente imagina, não é um tipo de bebida inofensiva que pode ser livremente consumida.


 Com inúmeros riscos reportados à saúde, as bebidas energéticas já foram ligadas a casos de morte, tamanha a alteração causada no organismo.


Efeitos dos energéticos no corpo

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, com 2.055 jovens, mais da metade (55,4%) relatou ter experimentado efeitos indesejados após o consumo de bebida energético - alguns deles assustadores.

A pesquisa descobriu que 24,7% dos voluntários ouvidos no trabalho, que tinham entre 12 e 24 anos, sentiram aceleração de batimentos cardíacos, quadro denominado arritmia cardíaca. Este foi o efeito mais comum descrito pelos jovens.

Em segundo lugar, 24,1% relataram dificuldade para dormir e 18,3% apontaram dores de cabeça como efeitos adversos.

Ainda segundo o levantamento, os energéticos causaram entre parte dos jovens náuseas, vômitos e diarreia (5,1%), dores no peito (3,6%) e, em casos raros (0,2%), houve até mesmo episódios de convulsão. Dentre todos os participantes que vivenciaram algum efeito adverso, 5% chegaram a buscar ajuda médica.

Perigo das bebidas energéticas

Para o professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Waterloo David Hammond, o potencial nocivo deste tipo de produto pode estar tanto em sua composição quanto na forma de consumo. Segundo ele, está claro que os energéticos oferecem um risco muito maior à saúde do que o café.

"Os efeitos na saúde causados pelas bebidas energéticas podem ocorrer devido aos diferentes ingredientes em relação ao café, ou aos modos como são consumidas, incluindo na mistura com álcool ou durante atividade física; independente disso, os achados sugerem uma necessidade de aumentar a vigilância sobre os efeitos destes produtos na saúde", afirmou.

Fonte:Vix.com

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga