Home Top Ad

Foto: Agência Alagoas Alagoas recebeu nesse domingo (20) mais 97 mil doses de vacinas contra a Covid e novas faixas de vacinação serão anunc...

ALAGOAS RECEBE MAIS 97 MIL DOSES DE VACINA E AYRES REFORÇA PREVISÃO DE TODOS OS ADULTOS VACINADOS ATÉ OUTUBRO

Foto: Agência Alagoas

Alagoas recebeu nesse domingo (20) mais 97 mil doses de vacinas contra a Covid e novas faixas de vacinação serão anunciadas em breve, segundo afirmou o secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres. "Essas 97 mil doses vieram com a recomendação do Ministério da Saúde para serem utilizadas como segunda dose, mas aqui já tínhamos iniciado uma estocagem e vamos separar uma parte dessa remessa para iniciar a vacinação de novas faixas", explicou. 

 

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM, na manhã desta segunda-feira (21, Ayres voltou a falar que toda a população adulta de Alagoas, isto é, a partir de 18 anos, deve estar vacinada contra a Covid-19 até outubro deste ano. Esta é a previsão do Governo do Estado, segundo informou o secretário de estado da Saúde.

 A afirmação já tinha sido dada em entrevista ao jornalista Ricardo Mota, no início deste mês.

"Não pretendo divulgar calendário, mas até outubro deste ano, a gente vacina 100% dos adultos em Alagoas com pelo menos a primeira dose", adiantou o secretário.

Ayres ressaltou, no entanto, que a previsão depende diretamente das entregas das vacinas, que são realizadas via Ministério da Saúde (MS). "Caso o ministério mantenha o calendário pactuado, não teremos dificuldades, mas temos o exemplo da vacina da Janssen, que a distribuição foi amplamente divulgada pela equipe do MS, mas até o momento ainda não recebemos", frisou.

O secretário falou ainda do motivo de Alagoas não ter adotado a definição de um calendário, a exemplo dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que divulgaram um vasto calendário de vacinação por idade.

"Não querermos definir um calendário para não criar falsas expectativas. A gente tem que trabalhar, e temos trabalhado aqui em Alagoas, com os pés no chão e a nossa expectativa é avançar e garantir a segunda dose sem nenhum tipo de dificuldade, numa perspectiva de que até outubro a gente consiga encerrar a vacinação de toda a população adulta do estado", detalhou, reforçando a eficácia de todas as vacinas aplicadas e que é imprescindível completar o esquema vacinal para alcançar a imunização.

 

Vacinação em Alagoas

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 1.205.270 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. O quantitativo representa 880.612 pessoas vacinadas com a primeira dose e 324.658 já imunizadas com a segunda dose.

O estado tem recebido imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer e, até o final da tarde de ontem (20), somava 1.664.880 o recebimento de doses das vacinas, que são distribuídas proporcionalmente aos 102 municípios.


Eberth Lins com Rádio Pajuçara F
Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga