Home Top Ad

Reprodução / Diário do Nordeste   Uma cidade no interior do Ceará não registra morte por Covid-19 há sete meses. Guaramiranga imunizou todos...

CIDADE CEARENSE QUE IMUNIZOU TODOS OS ADULTOS NÃO TEM MORTE POR COVID HÁ 7 MESES

Reprodução / Diário do Nordeste

 Uma cidade no interior do Ceará não registra morte por Covid-19 há sete meses. Guaramiranga imunizou todos os adultos e comprova o sucesso e a eficácia da vacinação na pandemia. As informações foram noticiadas pelo Jornal Nacional.

 

"Mais segura, tranquila. Aliás a gente, hoje em dia, escolhe os locais onde a gente sabe que isso aí está acontecendo", disse a médica Suerda Guimar Fernandes ao programa.

Na cidade, com mais de 5 mil habitantes, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina e 25%, a dose de reforço. Guaramiranga também aplicou, antes de todos os municípios do Ceará, a primeira dose em todos os adultos, em junho de 2021, aponta a reportagem.

Segundo o telejornal, por isso a cidade foi escolhida como teste de eficiência da vacina. Quando recebe as doses, cada morador passa por dois exames: um para detectar a presença do vírus e outro para avaliar o grau de imunidade a ele.

"O que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves”, afirmou a secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Soares de Souza, ao Jornal Nacional.

Os dados são repassados ao governo do estado. “Esse monitoramento é importante para entender como se dá a transmissão e a gravidade, principalmente dos casos que têm acontecido. Até o momento, Guaramiranga não registra óbito desde junho de 2021", diz a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves.

O parâmetro mais visível da eficiência das vacinas, segundo a reportagem, é a quantidade de internações no único hospital da cidade, que passou os últimos seis meses de 2021 sem nenhum paciente internado por Covid. Neste ano, com o aumento no número de casos da doença, houve apenas uma internação: uma paciente, com sintomas moderados, que recebeu alta quatro dias depois.

TNH1

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga