Home Top Ad

Um estudo do Ministério de Saúde e do Instituto Nacional de Estatística aponta que entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de ...

DESCASO: FALTA DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA FAZ CHILE TER SUICÍDIO RECORDE ENTRE IDOSOS




Um estudo do Ministério de Saúde e do Instituto Nacional de Estatística aponta que entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de 70 anos tiraram sua própria vida no período.






Apesar de apontada como modelo pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a privatização da Previdência Social chilena, promovida pelo general Augusto Pinochet na década de 1980, está cobrando um preço cada vez mais elevado.

O colapso do sistema tem ganhado maior visibilidade nos últimos dias à medida que o arrocho no valor das pensões e aposentadorias se reflete no aumento do número de suicídios.

De acordo com o Estudo Estatísticas Vitais, do Ministério de Saúde e do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de 70 anos tiraram sua própria vida no período.

O levantamento, segundo o jornal Hora do Povo, aponta que os maiores de 80 anos apresentam as maiores taxas de suicídio – 17,7 por cada 100 mil habitantes – seguido pelos segmentos de 70 a 79 anos, com uma taxa de 15,4, contra uma taxa média nacional de 10,2. Conforme o Centro de Estudos de Velhice e Envelhecimento, são índices mórbidos, que crescem ano e ano, e refletem a “mais alta taxa de homicídios da América Latina”.

Uma das autoras da pesquisa ministerial, Ana Paula Vieira, acadêmica de Gerontologia da Universidade Católica e presidenta da Fundação Míranos, avalia que muitos dos casos visam simplesmente acabar com o sofrimento causado, “por não encontrar os recursos para lidar com o que está passando em sua vida”.

O fato é que à medida que a idade avança e os recursos para o acompanhamento e o tratamento médico vão sendo reduzidos pela própria irracionalidade do projeto neoliberal de capitalização da Seguridade, os idosos passam a se sentir cada vez mais como um fardo para os seus familiares e entes queridos.



Fonte/ bahia.ba





Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga