Home Top Ad

                                                          PF em um dos apartamentos, alvo da operação Cinco cidades do ser...

PF CUMPRE MANDATOS CONTRA SUSPEITOS DE DESVIAR R$ 10 MILHOES EM 14 PREFEITURAS ALAGOANAS




                                                          PF em um dos apartamentos, alvo da operação



Cinco cidades do sertão são alvo da Operação, Pariconha, Mata Grande, Pão de Açúcar, Dois Riachos e Maravilha



Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a fase ostensiva da Operação "Sesmaria Alagoana", com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante em vários municípios no interior de Alagoas. Os contratos analisados pelos agentes, até o momento, envolvem o valor aproximado de 80 milhões de reais, e desse total estima-se que pelo menos 10 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos do estado.

Pelo menos 175 agentes federais, nove 9 auditores da CGU e outros nove da RFB estão cumprindo 42 mandados de busca e apreensão, e três de prisão, nas cidades de Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos.

A contratação direcionada de empresa para locação de veículos aos municípios sem possuir a necessária frota; a emissão de notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados; saques em espécie e na boca do caixa de contas das prefeituras mencionadas, com posterior distribuição dos valores entre os membros da organização criminosa; aquisição de imóveis e veículos de luxo, sem declarar à Receita Federal, para ocultar a origem ilícita do dinheiro, foram alguns dos pontos observados durante a investigação.

Os envolvidos podem ser enquadrados nos crimes de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam de 50 anos de prisão.

Sesmaria é uma referência de prática adotada no Período Colonial em que o território foi dividido entre poucas pessoas para fins de exploração.


Por: Notícia Sertão

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga