Home Top Ad

Nicola Gonçalves já produziu mais de 14 mil peças de muletas e bengalas — Foto: Claudinei Junior/G1 Morador em São Carlos (SP), Nicola...

BOA AÇÃO: CARPINTEIRO JÁ FEZ E DOOU MAIS DE 10 MIL MULETAS EM 48 ANOS: 'É DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO'

Nicola Gonçalves já produziu mais de 14 mil peças de muletas e bengalas — Foto: Claudinei Junior/G1

Morador em São Carlos (SP), Nicola Gonçalves também já produziu mais de 4 mil bengalas.



Um carpinteiro de 89 anos de São Carlos (SP) já fez e doou mais de 10 mil muletas e 4 mil bengalas desde 1972. "Faço porque é uma coisa muito necessária, é do fundo do meu coração", disse Nicola Gonçalves ao G1.

A motivação para fazer muletas e bengalas começou há 48 anos. “Antes eu fazia brinquedos e levava para crianças, sempre tive essa mania de ajudar. Nunca fiz nada com intenção de ganhar dinheiro, o importante é ajudar”, disse o carpinteiro.

Começo

Gonçalves é natural de Colina (SP) e começou a aprender carpintaria aos 10 anos com o pai. Anos depois, ele se mudou para São Carlos e abriu uma oficina, onde fez a sua primeira muleta após um pedido do tio.

“Em 1972, minha tia quebrou a perna e meu tio pediu para eu fazer uma muleta. Passou algum tempo, um morador veio pedir para eu fazer outra, depois veio outro e pediu a mesma coisa e foi indo”, contou o aposentado.

Com passar dos anos, o carpinteiro passou a produzir mais muletas, hoje são feitas duas por dia. A internet ajudou a intensificar os pedidos e o aposentado diz que nunca deixou de fazer para quem precisa.

Últimas doações


Após tantos anos, o carpinteiro irá parar de produzir nos próximos meses. Por conta da saúde, ele diz que não consegue mais fazer como antes e que já conclui o seu objetivo.

“Eu vou parar daqui um tempo. Não consigo mais ficar em pé, tem dias que minhas pernas não aguentam e tenho que ficar sentado o dia todo. Meu filho e o







Por:G1/Fotos: Claudinei Junior

Carpinteiro faz e doa muletas há 48 anos em São Carlos  — Foto: Claudinei Junior/G1Carpinteiro faz e doa muletas há 48 anos em São Carlos  — Foto: Claudinei Junior/G1

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga