SINDPOL APONTA SUPERLOTAÇÃO NA DELEGACIA DE DELMIRO: 11 PRESOS EM UMA CELA


                                  Sindpol aponta superlotação na Delegacia de Delmiro Gouveia/Foto: Assessoria
Espaço tem capacidade para apenas três presos provisórios; detentos disputam lugar



Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) recebeu a denúncia de que a Delegacia de Delmiro Gouveia está superlotada. Em apenas uma cela, que tem capacidade para três presos provisórios, existem 11 pessoas. Sem espaço, os detentos brigam entre si. A situação é desumana e representa perigo aos policiais civis e aos próprios presos com risco iminente de motins.


O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que a Delegacia de Delmiro não possui estrutura para abrigar presos. "O efetivo dos policiais civis, que já é reduzido, torna-se mais precário com a superlotação de presos. Com o caos, os policiais estão deixando de fazer as atividades da Polícia Judiciária para tomar conta de presos", denuncia.

Para o sindicalista, a situação evidencia a falta de compromisso da Secretaria de Segurança Pública, que não inaugurou a Casa de Custódia de Delmiro Gouveia.

"Se a Casa de Custódia já tivesse sido colocada em funcionamento, essa problemática da delegacia de Delmiro Gouveia e das cidades circunvizinhas não estaria acontecendo. Isso é uma falta de responsabilidade da Secretaria de Segurança, que só faz prejudicar a população", alerta.

Ricardo Nazário diz ainda que o povo é que fica sem a cobertura com eficiência da Polícia Civil, porque os policiais civis têm que estar tomando conta de preso, ao invés de estar investigando e esclarecendo os crimes que acontecem em Delmiro Gouveia e na região.

Em resposta à Gazetaweb, o delegado de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcante, informou que a Casa de Custódia deverá ser inaugurada em breve, ainda não sabendo a data. Segundo ele, "está tudo administrável", uma vez que, toda semana, os presos provisórios são encaminhados para o sistema prisional.

"Entendo que o número de presos excedeu o limite, mas não posso deixar de prender, pois a prioridade é a sociedade. Na próxima terça, já deverá ter outra condução de presos para o sistema, desafogando a cela, que, inclusive, é adaptada", esclareceu o delegado.

Por: Gazta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais acessadas da semana (Verdade Livre)