Home Top Ad

Após vandalismo, Noel ficou sem braço em Vila Isabel; do garçom, só restaram as pernas Foto: Amanda Pinheiro / Agência O Globo  A estátu...

VANDALISMO: ESTÁTUA DE NOEL ROSA EM VILA ISABEL É DEPREDADA PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE UMA SEMANA

Após vandalismo, Noel ficou sem braço em Vila Isabel; do garçom, só restaram as pernas Foto: Amanda Pinheiro / Agência O Globo
 A estátua de Noel Rosa, em Vila Isabel, zona norte da cidade, foi alvo de vandalismo nesta terça-feira. O monumento, feito de bronze, foi depredado pela segunda em menos de uma semana.

 
Na madrugada do último sábado, a mesa de bronze que compõe a escultura foi roubada. Dessa vez, além de terem arrancado um dos braços de Noel, os vândalos também cerraram o troco do garçom, deixando somente as pernas.

Rogério Leitao, administrador regional, esteve hoje no local e disse que o boletim de ocorrência já foi registrado e que, agora, as autoridades estão aguardando as imagens das câmeras de segurança.

- Fomos à 20ª DP, registramos a ocorrência de hoje e a de sábado. Também vamos analisar nossas câmeras, instaladas em frente à praça e uma outra, giratória. Pedimos que os moradores também colaborem para que possamos encontrar os culpados - disse Leitão.
O administrador também afirmou que não há previsão de obras no local. Perguntados, alguns moradores disseram que não viram nem ouviram os vândalos no momento da ação. Guilherme Sá mora há 20 anos no bairro e lamenta o ocorrido.

- Isso é um desrespeito com o bairro e com a história de Noel, que tanto nos acrescentou - comenta ele.

Em nota, a Secretaria de Conservação e Meio ambiente (Seconserma), disse que nestes casos não há reparo e sim reposição de peças. No entanto, um orçamento será feito e, posteriormente, uma licitação escolherá uma empresa para restabelecer o monumento em seu formato original.

"A reposição de peças em bronze, por furto ou vandalismo, não faz parte do contrato anual de conservação. Por isso, os técnicos já estão fazendo o levantamento para avaliar e estimar o valor de cada monumento/peça que necessite ser refeita.", afirmaram representantes do órgão em nota.

Histórico de vandalismo

A estátua de Noel em Vila Isabel sofre com depredações desde 2012. No primeiro ataque, a cadeira de bronze e o corpo, que fica sobre a mesa, foram furtados.

No fim de 2015, três partes da escultura foram serradas: o braço esquerdo, o pé direito de Noel e o braço esquerdo do garçom. Em 2016, a peça foi removida pela Gerência de Monumentos e Chafarizes para ser restaurada por Joás Passos, artista que a esculpiu, numa fundição.

No último sábado, dia 13, a mesa de bronze, que faz parte da composição, foi furtada. Sendo assim, é a quarta vez que a escultura sofre com o vandalismo.

Homenagem a Noel

Criado em 1996, o monumento foi idealizado pelo artista plástico Joás Passos. A escultura feita em bronze fica localizada na entrada do Boulevard Vinte e Oito de Setembro, em Vila Isabel. A ideia era prestar uma homenagem ao sambista, cantor e compositor Noel Rosa, morador do bairro.

A peça retrata uma cena do músico e poeta boêmio sentado, fumando um cigarro e sendo servido por um garçom, numa referência a “Conversa de botequim”, um dos seus sambas mais famosos.

Estátua de Noel Rosa ficou sem braço após ser alvo de vandalismo nesta terça-feira, em Vila Isabel Foto: Amanda Pinheiro / Agência O Globo


Por:Extra


Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga