Home Top Ad

Já ouviu falar que escovar os dentes ao acordar era melhor do que deixar a higienização para depois do café da manhã? Nesse assunto, h...

ESCOVAR OS DENTES AO ACORDAR OU DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ: QUAL É O MAIS INDICADO?



Já ouviu falar que escovar os dentes ao acordar era melhor do que deixar a higienização para depois do café da manhã? Nesse assunto, há muitos sensos comuns envolvidos! Por isso, perguntamos a uma profissional qual é o mais indicado



Que a escovação é a melhor forma de manter a saúde bucal, prevenir e reduzir a placa bacteriana, as cáries, a halitose e as doenças bucais e periodontais, todo mundo sabe. Mas afinal, existe algum motivo concreto para as pessoas, ao acordarem, escovarem os dentes antes mesmo de tomarem o café-da-manhã? Aliás, quantas vezes ao dia devemos escovar os dentes? De fato, parece que muitas pessoas não sabem ao certo qual a hora correta para se escovar os dentes e muitas parecem ter o hábito de apenas realizar a higiene bucal após comerem. Por conta disso, o Sorrisologia entrevistou a cirurgiã-dentista Viviane Fellows e esclareceu as principais dúvidas sobre escovação. A partir de agora você também terá um sorriso branquinho e limpinho! Confira!

POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR A ESCOVAÇÃO DIARIAMENTE?
É importante citar que a técnica da escovação provoca uma limpeza nas estruturas dentárias. Quando essa higiene é aliada ao fio dental, diminui consideravelmente a incidência de cáries, tártaro, gengivite e mau hálito. Segundo Viviane, ao realizarmos a escovação dos dentes, removemos algumas das bactérias presentes na boca. No entanto, as bactérias que continuam presentes acabam sofrendo um tipo de perturbação, o que faz com que elas não permaneçam no local. “Caso elas sejam deixadas na boca, elas começam a danificar os dentes de forma agressiva, como se fosse um ataque. Além disso, quanto mais tempo a placa fica em um lugar, mais provavelmente ela se tornará tártaro", explica.

ESCOVAR OS DENTES AO ACORDAR É NECESSÁRIO? POR QUÊ?

A escovação dentária após acordar é extremamente necessária, a fim de que seja removido o maior número de placa bacteriana possível. Viviane explica que ao acordarmos, temos em nossa boca bactérias que passaram a noite em proliferação, e que de certa forma, elas se aproveitam do nosso sono para tornar mais dinâmica a organização das colônias de bactérias, já que não conseguimos removê-las das superfícies dentais com a língua ou com o pouco fluxo de saliva enquanto dormimos. A dentista esclarece que outros cuidados para se ter com a saúde bucal ao acordar é: “Após o café da manhã, escove os dentes e faça uso do fio dental, para eliminar restos alimentares que ali se encontram".

HIGIENE BUCAL: COMO REALIZÁ-LA CORRETAMENTE E QUANTAS VEZES AO DIA É NECESSÁRIA?

Segundo Viviane, nunca é demais ter uma correta higiene oral. Para isso, o uso do fio dental, do enxaguatório bucal e uma boa escovação é imprescindível. “Deve-se fazer uso pelo menos três vezes ao dia desses componentes. Mas para aqueles pacientes que escovam os dentes mais do que essa quantidade ao dia, ficar restrito somente a uma boa escovação é uma boa opção”. A dentista explica que o ácido pode deixar seu esmalte dentário fraco, e escovar o dente logo após comer uma refeição bem ácida poderá danificar o dente mais ainda com o atrito mecânico da escova.

ESCOVAÇÃO DENTÁRIA X DOENÇAS BUCAIS

Viviane explica que as pessoas que possuem uma boa higiene oral equilibram e evitam muitas doenças, e exemplifica: “Pesquisas relatam que quando um paciente diabético possui doença periodontal, muita das vezes não conseguem ter bons resultados ao tratamento da diabete, já um paciente com uma boa higiene e uma saúde bucal adequada, tem ótimos resultados”. Ou seja, quanto maior for o número de bactérias presentes na boca, maior será a probabilidade de estes virem a sofrer de aterosclerose (condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias).

Por:Sorrisologia
 Este artigo tem a contribuição do especialista:
Viviane Fellows - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 42816

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga