no-style


CORONAVÍRUS NO CARNAVAL: SECRETARIAS SE JUNTAM PARA APROVAR PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SALVADOR



As Secretarias da Saúde do Estado do Município estão organizando um plano de contingência para evitar casos de coronavírus durante o Carnaval de Salvador. Na terça-feira (28/1), um médico infectologista ouvido pelo site Aratu On admitiu a possibilidade de a doença se espalhar. Em nota, a Sesab informou que “está revisando a capacidade instalada de hospitais com leitos de isolamento simples e isolamento com pressão negativa”.


Ainda de acordo com a nota, o tratamento e os cuidados da doença “até o momento, são semelhantes aos das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como o H1N1”. Profissionais da área de saúde estão sendo orientados para redobrar a prevenção de possíveis contaminações incluindo a lavagem frequente das mãos, uso do álcool gel e a utilização de máscaras.

O médico infectologista Adriano Oliveira fez um alerta para a preocupação da possível chegada do vírus à capital baiana. Com a multidão de pessoas durante o Carnaval, ele considera que a transmissão do vírus aconteça de forma muito fácil. “Se ele estiver por aqui [o vírus] devemos evitar aglomerações, o que é praticamente impossível na avenida”. A reunião que vai definir o plano de contingência ainda não foi marcada.

O Aeroporto de Salvador, inclusive, já está adotando, desde a última terça-feira (28/1), medidas de segurança para evitar casos de coronavírus. Potes de álcool em gel estão espalhados pelas áreas internas e externas do aeroporto. Além disso, avisos sonoros são veiculados a cada duas horas ou quando há desembarque internacional e vão alertar para providências em casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Ainda na terça-feira, um suposto caso de coronavírus foi registrado no município de Jacaraci, a 700 km de Salvador. O paciente foi internado na região com quadro de infecção respiratória, após chegada de viagem ao Japão. Ele foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador.  A Secretaria da Saúde, porém, descartou nesta quarta-feira (29/1) qualquer associação com o coronavírus.


Por;Bahia10

Postar um comentário

0 Comentários