CHEIA DE RIACHO ATINGE CASAS E DEIXA MORADORES DESABRIGADOS EM SANTANA (FOTOS E VÍDEOS)



Uma enchente do riacho Camoxinga, situado em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas, deixou vários moradores desabrigados na noite de quarta-feira (25).

Corpo de Bombeiros e equipes da Prefeitura ainda estão apurando a quantidade de cidadãos atingidos, e ainda há não informações oficiais de pessoas desaparecidas, feridas ou mortas.

De acordo com dados apurados pelo site Alagoas na Net, a cheia foi fruto de fortes chuvas na cabeceira do riacho, localizado na zona rural do município.

Residências nas localidades conhecidas como Baraúna, Artur Moraes e adjacências foram atingidas pela enxurrada. Há casas em que a marca de água atingiu mais de 2 metros de altura.

A moradora identificada como Madalena conversou com nossa reportagem e relatou que tudo aconteceu muito rápido e por isso só deu tempo de correr, sem levar nada de casa.
“Quando uma pessoa me avisou fora de casa, fui pra cozinha e  moradora sertaneja.

Riacho Camoxinga transbordou a chamada ponte do Urubu (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A onda de água mais forte durou entre meia e uma hora, e depois o nível foi baixando, até que o cenário que restou foi de muita lama dentro e fora das residências.

Barragem não rompeu

Durante todo o início desse episódio, inúmeras mensagens falsas inundaram as redes sociais. A que mais circulou foi que essa enchente foi fruto do rompimento de uma barragem.

O site conversou com o oficial de Justiça, Ernande, que possui uma barragem no riacho Camoxinga e afirmou que ela está intacta. “Poucas horas antes de acontecer essa enxurrada, eu estava na barragem, presenciei muita chuva, algo que nunca que tinha visto. Mesmo assim não teve estouro nenhum”, explicou o proprietário.

Ernande ainda reforçou. “Eu tenho certeza que, se a minha barragem estourasse 10 vezes, não fazia o volume de água que a chuva teve aqui”, enfatizou.
 
Ruas ficaram enlameadas após a passagem da enxurrada (Foto: Sergio Campos / Alagoas na Net)
Pontos de apoio

A reportagem do site também conversou com um dos representantes da Defesa Civil do município, que informou os pontos de apoio onde estão levando e orientando os desabrigados.

Estão sendo usados os prédios do Centro Bíblico e Escola São Cristóvão, ambos localizados próximo ao Estádio Arnon de Melo, além da Uneal, situado às margens da BR 316. Entidades como o Lions estão usando as redes sociais para receber doações.











Fonte:Alagoasnet/ Vídeos ;youtube

Postar um comentário

0 Comentários