Home Top Ad

Foto: Reprodução TV Globo Segundo boletim, o Brasil não está preparado para a fase mais crítica da epidemia

BRASIL NÃO TEM MÉDICOS E EPIS PARA CONTER CORONAVÍRUS, DIZ SAÚDE



Foto: Reprodução TV Globo
Segundo boletim, o Brasil não está preparado para a fase mais crítica da epidemia



Ministério da Saúde informou, em relatório epidemiológico divulgado neste sábado (04/04), que o Brasil está enfrentando dificuldades para combater o coronavírus. Segundo o documento, faltam equipamentos e médicos no país.

O boletim elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde afirma que a capacidade laboratorial do país ainda é insuficiente para dar resposta às fases mais drásticas da epidemia.

"Para o momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para realização de 30 a 50 mil testes de RT-PCR por dia", diz o texto.

Atualmente, os 27 laboratórios do Brasil, juntos, são capazes de processar aproximadamente 6.700 testes por dia.

O ministério alerta que "não há escala de produção nos principais fornecedores para suprimento de kits laboratoriais para pronta entrega nos próximos 15 dias".

Além disso, afirma que há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem para lidar com pacientes graves de Covid-19.

Outro ponto frágil são os locais de atendimento a casos críticos. "Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia", afirma o relatório.


Por: Metrópole

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga