Home Top Ad

Imagem Ilustrativa/internet Mesmo durante o isolamento forçado pelo coronavírus, é importante não se esquecer de manter o cabelo sempr...

CABELO TRANSMITE O CORONAVÍRUS? VEJA POR QUE É IMPORTANTE MANTER OS FIOS SEMPRE LIMPOS

Imagem Ilustrativa/internet

Mesmo durante o isolamento forçado pelo coronavírus, é importante não se esquecer de manter o cabelo sempre limpo e bem higienizado. Seguir essa rotina de autocuidado não significa apenas vaidade, mas também é uma forma de ajudar a manter a Covid-19 longe do seu organismo.


Cabelo limpo evita a contaminação pelo coronavírus?

De acordo Álvaro Pereira, angiologista e especialista em queda capilar e fortalecimento dos fios, o vírus é protegido por uma cápsula oleosa, por isso consegue aderir melhor às superfícies que se assemelham a essa textura, como o cabelo e a barba. “Não só adere, como também sobrevive por mais tempo nesses locais”, comenta.

Por exemplo, imagine duas pessoas em um mesmo ambiente: uma saudável e outra contaminada pela Covid-19. Pereira explica que, nessa situação, o vírus pode ser transmitido por meio das gotículas respiratórias expelidas pelo espirro ou pela tosse da pessoa contaminada. Quando elas se espalham pelo ar, carregam o vírus, que se fixa com mais facilidade nos cabelos da pessoa saudável.

De acordo com o Medscape (plataforma online que oferece informações médicas), o coronavírus se mantém vivo por períodos de tempo diferentes, variando sempre de acordo com a superfície onde se encontra. No caso dos cabelos, estima-se que ele sobreviva por cerca de seis horas. “Ou seja, os fios facilitam a transmissão do vírus se não forem higienizados com frequência”, aponta o médico.

Como fazer a correta higienização do seu cabelo

“A medida recomendada é lavar o cabelo e o rosto com maior frequência”, diz Pereira. “Neste período de pandemia e de maior proliferação do coronavírus, o ideal é que a higienização dos fios seja realizada diariamente”.

Para potencializar a limpeza dos fios, o angiologista recomenda o uso de shampoos e condicionadores antiqueda, que ajudam a prevenir a queda e o envelhecimento dos fios.

“Outra recomendação é evitar o contato frequente das mãos aos fios”, afirma. Mesmo que os cabelos tenham sido higienizados e estejam limpos, uma mão que tenha tocado objetos contaminados (como a maçaneta da porta) pode facilitar a transmissão o vírus.

Mitos e verdades sobre cuidados necessários com os fios

Prender o cabelo ajuda a evitar a transmissão do vírus?

“Prender os cabelos ou utilizar tiaras e arcos pode ser satisfatório, mas não diminui a possibilidade de transmissão do vírus”. Para Pereira, a higienização diária dos fios é mais eficaz para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus do que prendê-los.

É preciso tirar a barba?

Assim como o cabelo, os fios da barba também facilitam a fixação do vírus. No entanto, o médico afirma que não é preciso tirá-la, basta mantê-la sempre muito bem higienizada. “A não ser em ambiente hospitalar, que exige uma postura mais profissional de quem trabalha. Portanto, é recomendado que médicos, enfermeiros, entre outros, raspem a barba”, finaliza Pereira.

Fonte: instituto monger aegon

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga