Home Top Ad

Agentes funerários obedecem o protocolo de segurança durante simulação de um enterro: evitar a propagação da Covid-19 - Crédito: Divulgação ...

SEM VACINA ATÉ AGORA, AGENTES FUNERÁRIOS DE ARAPIRACA AMEAÇAM PARAR TRABALHOS

Agentes funerários obedecem o protocolo de segurança durante simulação de um enterro: evitar a propagação da Covid-19 - Crédito: Divulgação


Cerca de cem trabalhadores que atuam na preparação dos corpos de vítimas da Covid podem cruzar os braços


Os agentes funerários que atuam em Arapiraca ameaçam paralisar as atividades, caso não seja divulgada uma programação com o início da imunização contra a Covid-19 para esses profissionais. De acordo com a entidade que representa a categoria, esses profissionais estão expostos aos riscos de contaminação pelo coronavírus e, caso não haja calendário de vacinação, vão parar na segunda quinzena de abril.

Segundo Nícolas Macedo, do Sindicato das Empresas Funerárias de Alagoas (Sefal), a paralisação deve afetar os agentes funerários que atuam na remoção e na preparação dos corpos de vítimas da Covid-19. “Precisamos saber da Prefeitura de Arapiraca, pelo menos, quando começa a vacinação, porque há esse risco de contaminação. Já soubemos de vários casos de agentes funerários que foram infectados”, explica o sindicalista.

Nícolas Macedo explica que se o trabalho for interrompido no município do Agreste deve afetar cerca de cem profissionais. “Reforçamos que se trata apenas dos casos dos sepultamentos de pessoas que tiveram Covid, os outros seguem normalmente. Há risco porque pegamos o corpo e levamos para sepultamento. Até o dia 15 precisamos saber a programação de vacinação de Arapiraca”, acrescenta o secretário do Sefal.

A categoria quer que os profissionais sejam prioridade na vacinação contra o coronavírus, como ocorreu em Maceió. Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que segue o Plano Nacional de Imunização e, neste momento, está vacinando o grupo prioritário, formado pela população com idade superior a 60 anos, e profissionais de saúde. “Este último grupo tem seus subgrupos liberados para vacinação conforme há a disponibilidade de doses das vacinas”, informa a assessoria da prefeitura.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o Município já aplicou doses da vacina em todos os profissionais de Saúde da linha de frente, Atenção Básica, Atenção Especializada, Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas de Reabilitação. “Atualmente, o Município segue vacinando as profissionais que atuam em clínicas médicas. De acordo com o cronograma estipulado pelo Plano Nacional de Imunização e ratificado pelos Planos Estadual e Municipal, os agentes funerários são o próximo grupo a receber a vacina”, finaliza nota da Prefeitura de Arapiraca.


Gazetaweb

 

 

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga