Home Top Ad

                                                                                 Imagem/Internete Secretário-executivo do Ministério da Sa...

INSUMO PARA 18 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA COVID CHEGA NA SEXTA PARA FIOCRUZ, DIZ SECRETÁRIO

                                                                                 Imagem/Internete


Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, deu informação em audiência no Senado. Fiocruz produz vacina da AstraZeneca. Butantan deve receber dia 26, disse governador.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta segunda (17) em audiência no Senado que os dois próximos lotes de ingrediente farmacológico ativo (IFA) para a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira dia (21). Na semana passada, a Fiocruz informou que estava com estoque baixo.

O IFA é matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em grande parte da China. Neste momento em que o mundo inteiro tem demanda por IFA, oposicionistas avaliam que declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a China prejudicam as relações diplomáticas entre os dois países e provocam demora no envio da matéria-prima de vacinas.

Segundo o secretário, a quantidade é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

Marcelo Queiroga diz que problema no fornecimento de IFA da China para o Brasil é contratual e não diplomático

Cruz deu a informação em audiência da comissão no Senado que acompanha as ações governamentais para combate à pandemia. Antes, a previsão anunciada do IFA para o fim de maio era de duas datas para embarque do insumo, parte no dia 21 e parte no dia 29.

“A gente recebeu hoje [segunda] a confirmação de envio de dois lotes no dia 21 de maio. Então a gente teria dois embarques, um confirmado para o dia 21 e um planejado para dia 29, com chegada para o dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio”, disse.

 

Butantan


Com relação à vacina do Butantan, a CoronaVac, o secretário afirmou na audiência, pela manhã, que ainda não havia previsão para chegada do IFA.

A produção do Butantan está parada desde o fim da semana passada, aguardando a chegada dos insumos (vídeo abaixo).

“Hoje teremos a confirmação. Ainda há pouco saiu no noticiário dia 20, mas há uma expectativa que chegue aqui por volta do dia 25, mas ainda pendente de confirmação por parte da China”, disse.

No início da tarde, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou em uma rede social a chegada no próximo dia 26 de um lote com 4 mil litros de IFA da CoronaVac, suficiente para a produção de 7 milhões de doses.

 

Por Rosanne D'Agostino, G1 — Brasília

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga