JIBOIA FICA COM RABO DE IGUANA PRA FORA DA BOCA AO TENTAR DEVORÁ-LA EM PARQUE DE PALMAS; VEJA FOTOS/VÍDEO

Iguana é devorada por jiboia no parque Cesamar — Foto: Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas


Pista do parque precisou ser interditada por 3h para cobra terminar de se alimentar. Inspetor do local disse que muitas pessoas ficaram assustadas durante a operação.


Imagens feitas no parque Cesamar, na região central de Palmas, mostram o momento em que uma jiboia matou e engoliu uma iguana. Por um momento, o rabo da iguana ficou para fora da boca da jiboia (assista ao vídeo acima).

Para a segurança da jiboia, a pista de caminhada precisou ser interditada até que ela terminasse de se alimentar. Foram mais de cinco horas até a cobra, com cerca de 1,5 metro, ter condições de voltar para a área de mata.

O inspetor José de Ribamar Martins Araújo, da Guarda Metropolitana de Palmas, era chefe do plantão no último sábado (6) e participou da operação. Ele disse que um homem que fazia caminhada no parque viu a cobra se alimentando tranquilamente e avisou a equipe. Imediatamente a GMP interditou o local com fitas e cones.

"Cheguei as 15h e a ação terminou 20h30. Quando desloquei pra lá, a jiboia estava com um terço do animal na boca. A iguana já estava morta, provavelmente, há mais de uma hora", disse.

(assista ao vídeo AQUI)

O inspetor também afirmou que a situação chamou atenção dos frequentadores do parque. Muitos ficaram com medo, mas a maioria parava para fotografar. Também houve quem reclamou da operação afirmando que a situação estava atrapalhando a prática de exercícios.

"Tinha gente que via e voltava. Ficava com medo e não tinha coragem de passar por perto. A gente explicava que ela estava ocupada e que não ia chegar a atacar ninguém. Não poderíamos retirar os animais de lá e nem interromper. Lá é o habitat natural deles. [Tinha] Uma mulher olhando para o celular quase que pisava na cobra. As pessoas estavam atrapalhando a jiboia e o pessoal achando que quem estava atrapalhando era ela."

A ação durou até a cobra ficar em segurança. Após se alimentar e realizar a digestão, a jiboia retornou ao seu habitat natural e a pista foi liberada.

"Ela ficou um tempo parada, esperando recuperar as forças. Quando foi embora estava com cerca de 20 centímetros do rabo para fora da boca. Não coube tudo dentro do seu estômago", disse o inspetor Ribamar.

 

Iguana é devorada por jiboia no parque Cesamar — Foto: Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas

 

Segundo o funcionário, esta foi a segunda vez que uma jiboia foi vista se alimentando na área de caminhada. "Desta vez, provavelmente ela pegou a iguana em uma árvore e caiu. Como ao lado da pista é íngreme, elas devem ter rolado e caído na pista", explicou.

Curiosos fotografaram jiboia devorando iguana   — Foto: Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas


O parque Cesamar é um dos pontos de lazer mais frequentados de Palmas. O espaço é cercado por árvores nativas preservadas e abriga muitos animais silvestres no parque, como sicuris, jacarés, macacos e as capivaras, que são vistos em grande quantidade e com frequência.

 

O inspetor Ribamar disse que gostou de estar na operação. Ele defende que as pessoas devem respeitar os animais que moram na área. "Fiquei muito satisfeito. Morei muito tempo no interior e eu via isso sempre. Mas sei que não é comum na cidade. Muita gente viu pela primeira vez."

Jiboia vai embora com parte de jiboia para fora da boca — Foto: Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas



G1

Postar um comentário

0 Comentários