Home Top Ad

Pronunciamento do prefeito Bill de Blasio, de Nova York, em 20 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Prefeitura de NY   O presidente brasil...

'SE VOCÊ NÃO QUER SE VACINAR, NEM PRECISA VIR', DIZ PREFEITO DE NOVA YORK A BOLSONARO

Pronunciamento do prefeito Bill de Blasio, de Nova York, em 20 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Prefeitura de NY

 O presidente brasileiro é o único líder entres as maiores economias do planeta que declaradamente não tomou ainda o imunizante contra a Covid-19.

 

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse nesta segunda-feira (20) em um pronunciamento, citando o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que se ele não quiser se vacinar "nem precisa vir" à cidade.

Bolsonaro está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa nesta terça-feira (21). Ele é o único líder entres as maiores economias do planeta que declaradamente não tomou ainda o imunizante contra a Covid-19.

"Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado", afirmou o prefeito.

"Se você não quer se vacinar, nem precisa vir", disse o democrata.

"Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados", afirmou. "A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa."

De Blasio disse também que a prefeitura de Nova York está oferecendo vacinas gratuitas contra a Covid-19 para todos os líderes e funcionários que participarem da Assembleia Geral.

 

Acesso a lugares fechados

O fato de não ter se imunizado contra Covid torna Bolsonaro uma exceção entre as lideranças mundiais e tem sido tema durante a viagem a Nova York já que na cidade americana as pessoas precisam apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para frequentar lugares fechados, como restaurantes, cinemas, teatros e academias.Bolsonaro foi fotografado comendo pizza na rua na noite de sábado com outros integrantes de sua comitiva, como o presidente da Caixa, Pedro Guimarães; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; entre outros.

Ao comer na rua, a apresentação do comprovante não é necessária.

O presidente brasileiro já disse mais de uma vez que não tomou nenhum imunizante — e, por isso, pode ter dificuldades para frequentar lugares em Nova York.

 

Café da manhã no hotel e entrada pelos fundos


Na manhã desta segunda, Bolsonaro tomou café da manhã no hotel, em uma área reservada à comitiva brasileira. Havia uma placa informando que é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação no restaurante.

Sobre o fato de Bolsonaro divulgar que não foi vacinado, um gerente do restaurante, que não quis se identificar, disse que não iria cobrar o comprovante do presidente do Brasil. Questionado se a lei não valia para todos, o funcionário pediu a retirada da equipe da Globo do local.

 

Por Fabio Manzano, G1

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga