Home Top Ad

  Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 01, em celebração ao dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a caminhada Az...

CAMINHADA AZUL PELO AUTISMO É REALIZADA EM DELMIRO GOUVEIA/AL, TEVE OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 01, em celebração ao dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a caminhada Azul pelo Autismo em Delmiro Giuveia, sertão de Alagoas. A caminhada saiu em frente ao Ginasio do Bairro Novo, percorreu pela Avenida Presidente Castelo Branco até a sede da Prefeitura.

 

A caminhada teve como objetivo conscientizar toda a comunidade delmirense sobre o autismo e a inclusão social de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A caminhada teve a participação da Associação fas Pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento  "Guerreiros de Luz," Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Escolas Municipal e Estadual e apoio da  Prefeitura Municipal.

 

O que é Autismo

 

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

 

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

 

Confira mais imagens




















Texto e fotos:Adalberto Gomes

 

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga