Home Top Ad

  Trigêmeos nascem no hospital — Foto: Hospital Azambuja/ Divulgação Aline da Silva Costa, de Criciúma, conta que não desconfiava da gravide...

MULHER DÁ À LUZ TRIGÊMEOS 10 MESES APÓS SER MÃE DE GÊMEOS EM SC: 'FOI UM CHOQUE'

 

Trigêmeos nascem no hospital — Foto: Hospital Azambuja/ Divulgação

Aline da Silva Costa, de Criciúma, conta que não desconfiava da gravidez, pois ainda amamentava os gêmeos. Com os trigêmeos, casal passa a ter oito filhos.

 

Uma mulher deu à luz trigêmeos em Brusque, no Vale do Itajaí, 10 meses após ser mãe de um casal de meninos. Aline da Silva Costa, de 28 anos, e Elisandro Antunes, de 32, são de Criciúma, mas foram encaminhados ao Hospital Azambuja por falta de vagas de UTI neonatal na cidade, onde o parto aconteceu na terça-feira (12). Com o nascimento, o casal passa a ter oito filhos.

A gravidez dos trigêmeos, que nasceram com 33 semanas, foi descoberta pelo casal quando ela já estava com 22 semanas. Ela conta que não desconfiava da gestação, pois ainda amamentava os gêmeos Vinicius e Vicente, de 10 meses, e se recuperava do parto dos meninos.

Quando começou a sentir um desconforto, no entanto, buscou uma consulta médica.

"O médico pediu alguns exames, entre eles o de urina, e não sinalizou gravidez. Foi então que eu pedi um ultrassom e apareceu. Para mim foi um choque, trigêmeos! Meu marido ficou todo faceiro”, relata Aline.

Os dois também são pais de Jenifer, de 10 anos, Tales, de 8, e de Mariah, de 4.

 

Parto e desafios

Aline conta que enfrentou alguns desafios na gestação, como pressão alta e diabetes gestacional. Ela ficou internada por algum tempo no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, e foi até Brusque por falta de vagas disponíveis para acolher bebês em tratamento intensivo.

O parto foi realizado pelo médico Getúlio de Almeida, que atua há mais de 30 anos como obstetra no na unidade. O primeiro bebê a nascer foi Vitor Hugo, com 2,090kg e 46 centímetros, às 8h03. Victor chegou ao mundo com 2,100kg e 47 centímetros, às 8h05. Já Valentim nasceu com 2,270kg e 48 centímetros, às 8h09.

Segundo informou o hospital nesta quarta-feira (13), não há previsão de alta médica para os meninos. Os bebês, no entanto, estão bem.

A coordenadora de enfermagem da UTI neonatal, Bruna Cristina Sgrott, informou que, até a tarde de terça-feira (12), nove bebês, entre eles os trigêmeos, estavam internados na UTI neonatal do Hospital Azambuja, de famílias de Criciúma (4), Rio do Sul (2) e de Brusque (3).

No Estado, a taxa de ocupação de UTIs pediátricas SUS é de 97,46%, de acordo com o painel de leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualizado nesta quarta-feira. Em relação aos leitos neonatal, 96,86% das 191 vagas no em Santa Catarina estão ocupadas.


G1

 

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga