Home Top Ad

A construção vai ligar Hong Kong a Macau e a Zhuhai Nesta terça-feira (23), o presidente chinês Xi Jinping inaugurou a maio...

FANTÁSTICO: CHINA INAUGURA A MAIOR PONTE MARÍTIMA DO MUNDO














A construção vai ligar Hong Kong a Macau e a Zhuhai

Nesta terça-feira (23), o presidente chinês Xi Jinping inaugurou a maior ponte marítima do mundo. A construção de 55 quilômetros que vai ligar Hong Kong a Macau e a Zhuhai, começará a ser usada na quarta-feira (24).
A obra custou cerca de 20 bilhões de dólares (equivalente a R$73,72 bilhões) e conta com três pontes, túneis subaquáticos e ilhas artificiais. A construção tem estrutura para suportar terremotos e furacões. Antes da ponte, o trajeto que ligava Hong Kong e as outras cidades levava três horas para ser concluído. Com a ponte, o tempo foi reduzido para 30 minutos.

O objetivo da edificação é criar uma Grande Área da Baía, com foco em transformar o lugar em uma zona econômica com ênfase em tecnologia, como no Vale do Silício, Estados Unidos. Os idealizadores do projeto esperam competir com as baías de São Francisco, Nova Iorque e Tóquio.
Apesar de ter sido inaugurada, não são todos que poderão atravessar a estrutura. Apenas veículos autorizados com licenças especiais feitas através de um sistema de cotas, e todos deverão pagar um pedágio.

O projeto deveria ter sido entregue em 2016, mas por causa da falta de mão de obra, foi atrasado dois anos. A construção foi alvo de fortes críticas, como na questão de segurança: 18 operários morreram em serviço.

Outro fator reprovado pelos cidadãos chineses foi o alto gasto com a obra. Segundo um parlamentar de Hong Kong, não há possibilidades de recuperar o valor investido. Já as autoridades chinesas afirmam que a ponte vai gerar 10 trilhões de yuans (o equivalente R$ 19,62 trilhões) por ano.

E as avaliações negativas da construção continuam: grupos de ambientalistas alegam que a obra causou danos a vida marinha na área. Um exemplo é o golfinho-branco chinês, que é extremamente raro e sua presença na região tem diminuído drasticamente.


          Ilha artificial que faz parte da obra Foto: EFE



 Fonte/Pleno. News

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga